terça-feira, 12 de junho de 2012

Comparação de Estrelas e Planetas

Mumificação - Como Fazer?

 Quando os antigos egípcios morriam acreditavam que estavam a partir para uma viagem fora deste mundo após da morte. O caixão está decorado com imagens de deuses e trechos do livros. O processo de mumificação só começa quatro dias depois da vítima morrer. 
 Está dividida em várias partes: 


  1. Remoção de órgãos -  os órgãos internos são retirados pelo nariz, mão ou outra parte do corpo. O coração, o cérebro ficam intactos.
  2. A esterilização e a embalagem do corpo - pacotes de linho, mirra e especiarias foram colocados no interior do corpo para manter a forma do abdómen. A incisão foi então costurada.
  3. O revestimento protector - o corpo é revestido com um protector de cera de abelha e às vezes até de ouro.
  4. O banho de sais secos - pôe-se os sais por cima e retira-se o fígado, os pulmões, os intestinos e o estômago na qual colocam-se em vasos canópicos.
  5. Secagem e acondicionamento - remove-se o banho e duas semanas a seguir, o corpo já perdeu a água e assim pode-se pô-lo em camas de linho. O corpo é deixado secar e depois é colocado no caixão.

O Rinoceronte Indiano


Esta é a história de um rinoceronte indiano que, a sua espécie, não era conhecido na Europa. 


O governador de Gujarat, Sultan Muzafar II (1511-1526) tinha apresentado a Afonso d'Albuquerque, governador da Índia Português o tal rinoceronte e este, passou o presente a Dom Manuel I, rei de Portugal. O rinoceronte viajou num navio cheio de especiarias, fazendo a famosa Rota da Índia. Na chegada a Lisboa, 20 de Maio de 1515, Dom Manuel providenciou que o rinoceronte ia combater com um dos seus elefantes (de acordo com Plínio, o Velho da Historia Naturalis ("História Natural") (AD 77), o elefante e o rinoceronte são inimigos acérrimos). O elefante aparentemente virou-se e fugiu. Dom Manuel enviou o rinoceronte ao Papa Leão X em Roma, que tinha muito admirado "Hanno", o elefante, que o rei lhe tinha enviado no ano anterior. Infelizmente, o navio que transportava o novo rinoceronte afundou antes que ele chegou a Roma.
Albrecht Dürer, The Rhinoceros, a drawing and woodcut